terça-feira, 15 de maio de 2012

Precursores do black metal de vanguarda lançam compilação de covers de clássicos da psicodelia dos 60’s


Os veteranos do black metal norueguês, Ulver, vão lançar uma álbum de covers com canções clássicas de bandas psicodélicas dos anos de 1960. O album se chamará Childhood's End, e contará com canções de grupos como The 13th Floor Elevators, Eletric Prunes, Jefeferson Airplane, The Pretty, entre outros.

O Ulver foi uma das bandas que surgiram na Noruega nos 1990´s. Pertencente a uma geração de hordas que vieram depois de pioneiros como Mayhem e Darkthrone, os caras sempre se caracterizaram por lançar discos que fossem diferentes uns dos outros, nunca se repetindo. A rigor, somente seus três primeiros álbuns - Bergtatt (1995), Kveldssanger (96) e Nattens Madrigal (97) - podem ser considerados black metal – pelo menos dentro de uma perspectiva purista ou ortodoxa. A partir do quarto lançamento, os noruegueses pautaram por registros nos quais cabiam influências de gêneros diversos, como eletrônica, música industrial, rock alternativo, dark ambient, múcica sinfônica, experimental, de vanguarda entre outras esquisitices. A banda sempre se enveredou pela invenção e experimentação, influenciando e abrindo caminho, ao lado de nomes como Burzum, para as tendências contemporâneas do BM, como post-black metal, black metal/shoegazing, ambient, experimental etc.

No vídeo, que segue logo abaixo, o frontman Kristoffer Rygg disseca as influências e referências da banda. O vocalista, músico e produtor fala sobre a sua introdução à psicodelia, a filosofia por trás das motivações para gravar as canções e muito mais. Aliás, o material é bastante esclarecedor para conhecer as origens de uma banda corajosa na criação de suas fritações que tanto influenciaram as novas gerações quanto faz torcer o nariz dos mais radicais. Então dá uma sacada na lista dos clássicos revisitados na bolacha e nos vídeos logo abaixo. Boa viagem... ou não.

Fonte: kscopemusic.com



Ulver - Childhood's End - Interview to Kristoffer Rygg



Ulver - Magic Hollow (from Childhood's End)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS