quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Curupira foi: Cogumelo Fest 2012 - Parte I



A semana santa acabou e com ela todo o contexto religioso, muitas vezes praticado de forma mecânica. A vida voltou ao normal, todas as intrigas e picuinhas podem ser retomadas pela população. Agora os fieis voltam a comer carne, não existe mais o suplício eterno como ameaça. Para um grupo seleto, alheio a qualquer crença, a sexta-feira da paixão fez jus ao nome. Mas uma fervorosa paixão pela música pesada. A primeira parte da Cogumelo Fest trouxe ao Music Hall as bandas Into Darkness (Alemanha), Centurian (Holanda) e Misery Index (EUA). Quando este ser da floresta fala de um grupo seleto, a redução acontece até mesmo dentro da própria cena. Ultimamente, vem dando vergonha comparecer em shows de metal em Belo Horizonte. Isto porque o número de headbangers não chega nem perto das grandes apresentações das décadas de outrora, como 1990 e 80, ou até mesmo os primeiros anos do novo século. No evento da semana passada, é possível dizer que menos de duzentas (pra ser generoso) pessoas foram ao Music Hall. Divulgação não faltou, bandas de qualidade idem, preço do ingresso razoável... qual o problema, então?

Existem algumas possibilidades. A primeira é o número de grandes shows que teremos este mês na cidade: um por semana. Difícil ir a todos, somando o valor das entradas, o número giraria em torno dos 300 paus. Isso sem falar no consumo de bebida, transporte and stuff. No caso da resenha em questão, a data (chuvosa) foi em um feriado prolongado, muita gente viajou. Outro lance que atrapalha é a burocracia para adquirir a famigerada meia entrada. O problema é que a ausência nos shows vem sendo um fiasco há muito tempo, tais justificativas não cabem em todos os exemplos.

A impressão é de que o público headbanger mineiro não renova, principalmente quando se fala em música extrema. É cada vez mais raro encontrar um jovem, entre os 16 e 21 anos, nos shows. Parece que a molecada de hoje só quer saber de fazer downloads e comprar camisas. Tomara que estejamos errados, caso contrário, a tendência é de que a cena perca força paulatinamente. Devaneios à parte, vamos às bandas... Os mineiros do Patologic Noise iriam abrir a noite. Mas não foram. Segundo a produção, o baterista Leandro Murachas teve um problema de ordem profissional na última hora, e os splatters tiveram de cancelar a pancadaria. Uma pena. Quem inaugurou a noite de death metal então foi o trio germânico Into Darkness.
Os caras fazem um som que poderia ser uma mistura do Dying Fetus com qualquer banda tradicional da primeira metade dos anos de 1990.

Alguns petardos como Goretified e 13 Ways to Die mostram que Sebastard (vocal, guitarra), Skully (baixo) e Robert Witzel (bateria) honram este grande celeiro musical que é a Alemanha (já parou pra pensar quanta coisa boa vem de lá?). Destaque para as linhas de baixo de Skully, bem audíveis, talvez em função dos poucos bangers presentes, muitos ainda tinham entrado. Provavelmente desmotivados com a fraca audiência, os caras não tocaram Amoke Saves e Throne of Thousand Miseries, reservadas para o encore.

Na sequência os holandeses do Centurian encontraram uma plateia também pequena, porém mais considerável. Niels Adams (vocal), Patrick Boleij (baixo), Seth Van De Loo (bateria) e Rob Oorthuis (guitarra) trouxeram um death que bebe muito na fonte da década áurea do estilo, já citada duas vezes neste texto, e que levemente remete a ícones como Deicide e Morbid Angel. Se a primeira banda do evento ainda não gravou nenhum full lenght, o quarteto já lançou dois álbuns, sendo que o segundo, Liber Zar Zax, é um trampo bem qualificado.

A nova Judas Among Twelve e God Got Killed abriram as primeiras rodas. Rob apareceu com uma guitarra diferente.

Em formato de estrela ninja, o instrumento é bastante peculiar. Um lado não tão positivo foi a postura meio mecânica da banda, tudo meio enlatado, não deu pra sentir muita empolgação. Mesmo assim, a apresentação dos mais veteranos da noite foi bem interessante.

Se no primeiro show da noite, nós tivemos uma banda de death/grind, a segunda foi de death tradicional. Já a terceira mira no deathcore, um trampo mais técnico e com várias passagens de pula-pula. Jason Netherton (baixo, vocal) Mark Kloeppel (vocal, guitarra), Adam Jarvis (bateria) e Darin Morris (guitarra) foram seus “roadies” e, eles mesmos, passaram o som. Sem dúvida, o Misery Index é uma boa amostra do subestilo comentado. Por mais surpreendente que pareça, talvez nem tanto, a apresentação foi a que mais mexeu com o público. Várias rodas foram registradas, realmente o som dos caras é muito empolgante. Partisans of Grief, Defector e Heirs to Thievery são bons exemplos de composições bacanas. Mark é o titular, mas Jason reveza bastante o vocal com o barbudo. E por falar no vocalista oficial, o camarada é assaz carismático.

O lance mais engraçado foi quando, ao final de uma música, alguém gritou: macumba! Depois: caralho! Mark perguntou: o que é isso? Antes que a resposta surgisse, outro fã berrou: puta que pariu! E a tradução passada sobre as primeiras expressões foi, na verdade, a da terceira (holy shit). No fim das contas, o cara ficava toda hora falando “cuba caraleo” pensando que fosse um sonoro “puta que pariu”. Ele chegou a comentar que vai chegar em casa e usar a expressão com a mãe. Hilário...

As bandas fizeram a parte delas, tocaram bem pra cacete. O público que foi também fez a dele e alimentou a cena. Resta agora torcer para que a segunda parte da Cogumelo Fest, com Obituary e Acheron como bandas principais, tenha mais espectadores. Saiam da toca, bangers!




Set Lists


Into Darkness

1-Flow of Agression

2-True Rulers of This World

3-Impersonation of Death

4-Goretified

5-Divine Temptation

6-Avenger

7-Sinister Demise

8-13 Ways to Die

9-Change of Course

10-Burning Heart

11-Human Benediction

Centurian

1-Intro 01

2-Hell at Last

3-The Reading

4-Colloseum of Blood

5-Judas Among Twelve

6-Antinomian

7-God Got Killed

8-The Law of Burning

9-Adversus

10-Intro 02

11-Hail Caligula

12-Heading for Holocaust

13-Of Purest Fire

Misery Index

1-Sleeping Giants

2-The Carrion Call

3-Partisans of Grief

4-You Lose

5-Conquistadores

6-Defector

7-The Seventh Cavalry

8-Spectator

9-The Illuminaught

10-The Great Depression

11-Heirs to Thievery

12-Embracing Extinction

13-Traitors

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATOS